quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Meu vicio: programas de culinária!

Sou uma amante da culinária!
Alem de comer eu adoro pesquisar, estudar sobre e também passo horas e mais horas vendo programas de culinária!
Ultimamente tenho assistido muito ao canal Bem Simples e me encantou ao ver alguns programas feitos para pessoas com intolerância a lactose, intolerância a glúten! Achei muito bacana!

O Programa Brasil no prato então foi o que mais me emocionou! A apresentadora levou uma chef celíaca para o programa e ela fez algumas delicias sem glúten como o pão de ló! Nunca na minha vida eu me imaginei comendo pão de ló sem glúten!!!

A receita foi de Pão de Ló com Doce de leite e chocolate e eu passo ela aqui pra quem se interessar!

Ingredientes:

Massa do bolo:
Ovos, 10 unidades
Açúcar, 10 colheres (sopa)
Fécula de batata, 8 colheres (sopa)
Amido de milho, 4 colheres ( sopa)
Essência de baunilha, 1 colher (chá)

Recheio e cobertura:
Doce de leite cremoso, 500 g
Creme de leite fresco, 150 ml
Canela em pó, 2 colheres (chá)
Essência de baunilha, 2 colheres (chá)
Crisp de chocolate belga, 150 g
Leite com baunilha para umedecer a massa, 250 ml


Modo de preparo:
Junte os ovos e o açúcar em um bowl de inox e levar ao fogo em banho-maria sem tocar a água, mexendo sem parar até aquecer, cerca de 38 graus aproximadamente
Retire do fogo e leve a batedeira, batendo bem até quadriplicar o volume. Com uma espátula e peneirando, incorpore a fécula e o amido mexendo delicadamente, acrescente a baunilha.
Unte uma assadeira redonda de 25 cm de diâmetro com manteiga e fécula, despeje a massa e asse em forno pré aquecido à 170 graus por cerca de 30 minutos ou até dourar e assar por dentro. Deixe esfriar.

Para o recheio:
Tempere o doce de leite com a canela, baunilha e o creme de leite.
Abra a massa ao meio, umedeça a parte de baixo com metade do leite e espalhe metade do doce de leite temperado. Cubra com a outra parte da massa, regue com o leite restante e finalize com o restante do doce de leite. Decore com o crisp (existem algumas marcas sem glúten no mercado) de chocolate.
Leve a geladeira antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário