terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cosméticos tem glúten!! E agora?

Você recebe o diagnostico da Doença Celíaca e faz a dieta.
Acha que esta livre do glúten? Não!!!
Do nada começam irritações na pele, um desconforto gástrico e sem entender o que esta acontecendo você procura na sua memoria se comeu algo que não pode e a resposta é não. Você esta com dermatite herpetiforme, uma das variações da Doença Celíaca. Sabe porque??
Porque algum cosmético que você esta usando apresenta glúten em sua formulação, muitas vezes mascarado no rotulo por algum nome cientifico. Como não existe nenhum tipo de norma que acometa esse tipo de segmento a informar no rotulo a presença do glúten isso não acontece. 

Esses dados são de um estudo feito nos Estados Unidos e publicados na revista Revista Saude desse mês.
Graças à minha linda médica Dra. Cleia Spichiger que me emprestou a revista fiquei sabendo de mais uma novidade.
Mas nada de apavorar que não vai adiantar. 
Infelizmente devemos fazer igual o Azevedo citado na reportagem diz que faz, testar e ver no que vai dar. E devemos também nos mobilizar para que outros setores além da industria alimentícia coloque em seus rótulos a presença do glúten!

3 comentários:

  1. ei!!!e vc pode me passar a lista dos cosmeticos que contem gluten??? eu tenho dermatite nas pernas!!!

    ResponderExcluir
  2. Flavia, infelizmente na reportagem não citaram nenhum cosmético, mas vale a pena olhar sempre no rotulo se tem algo como gérmen de trigo ou aveia. Algumas pessoas comentaram em uma comunidade do Facebook que tiveram reação à produtos do boticário, como eu ja usei e não tive não posso dizer o mesmo. Caso você tenha alguma reação na pele com uso suspenda. Infelizmente é o que a maioria tem feito.

    ResponderExcluir
  3. ei Maria! eu tive problemas com Davene e Monange, mas sei que as fórmulas levam aveia na composição. Tb tenho dermatite, mas ela é bem mais branda agora, pois sigo a dieta à risca.
    Minha mãe não é celíaca e teve alergia a produtos da Boticário. Eu nunca tive... Beijo

    ResponderExcluir