segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Começando do começo....

Vamos começar do começo né?!

Hoje ao conversar com uma pessoa sobre a Doença Celíaca me foi feita a seguinte pergunta: porquê você não faz um blog ou um site sobre esse assunto?? Você tem tanta coisa pra contar!
Ai eu fiquei pensando e pensando....
E não é que foi uma boa ideia?
Eu convivo a tantos anos (28 pra ser mais exata) com a Doença Celíaca que hoje ela não passa de uma amiga!
Ja tive as fases de aceitação, negação e outras mil possíveis, mas hoje eu e ela vivemos bem, lado a lado.
Não vou ser hipócrita em dizer que na minha boca não coloco nada que tenha glúten, mentira pura! Mas eu tento evitar ao máximo mas não passo vontade! Se eu vejo algo que tem um cheiro ótimo e a aparência melhor ainda eu  provo! Mas eu sei que aquilo não vai me fazer bem se eu for alem de uma simples mordida!

Eu to aqui divagando mas muita gente não sabe o que é a Doença Celíaca, então vamos la!
De acordo com o Ministério da Saúde é uma doença "autoimune sendo causada pela intolerância permanente ao glúten, principal fração proteica presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia."

Pesquisas revelam que a doença atinge pessoas de todas as idades, mas compromete 
principalmente crianças de 6 meses a 5 anos de idade. 
O caráter hereditário da doença torna imprescindível que parentes em primeiro grau de celíacos se submetam ao teste para sua detecção.

Três formas de apresentação clínica da DC são reconhecidas: clássica ou típica, não clássica ou 
atípica e assintomática ou silenciosa

• Forma clássica ou típica
Caracteriza-se pela presença de diarreia crônica, em geral acompanhada de distensão abdominal 
e perda de peso.

• Forma não clássica ou atípica
Caracteriza-se por quadro mono ou oligossintomático, em que as manifestações digestivas estão 
ausentes ou, quando presentes, ocupam um segundo plano.

• Forma assintomática ou silenciosa
Caracteriza-se por alterações sorológicas e histológicas da mucosa do intestino delgado compatíveis com DC, na ausência de manifestações clínicas.

O tratamento da DC consiste em dieta sem glúten, devendo-se, portanto, excluir da alimentação tudo o que contenha trigo, centeio, cevada e aveia, por toda a vida.

No link abaixo existem milhares de outras informações pra quem interesar.
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_doenca_celiaca_livro_2010.pdf 

Hoje em dia existem diversas associações incluvise a ACELBRA que disponibiliza apostilas e ajda para pessoas que foram diagnosticadas e não sabem o que fazer. 
http://www.acelbra.org.br/2004/doencaceliaca.php 

Acho que comecei bem e eu espero poder ajudar aos curiosos e interessados pela minha amiga, a Doença Celíaca!

Um comentário: