segunda-feira, 23 de novembro de 2015

DC, suas complicações e algumas respostas

Muito se estuda sobre as doenças ligadas à doença celíaca e as suas complicações.
Varias pessoas tem doenças que, muitas vezes, foram descobertas antes da DC. Intolerância à lactose, esclerose, Doença de Crohn entre outras.
Lembrando que não sou medica, não sou nutricionista e muito menos especialista no assunto, sou uma celíaca contando minhas experiencias e vivências...
No meu caso eu tenho principalmente três complicações: irritabilidade, fadiga cronica e dificuldade de concentração.
Sempre tive a fama de ser brava, briguenta, muitas vezes ficava tão nervosa que me descontrolava completamente. So quando eu parei de vez de comer/beber algo que eu não podia que vi o quanto eu sou afetada pelo glúten. Eu já quis matar tanta gente... kkkkkkkkkkkkkk... (Algumas pessoas são tão chatas que nem sem irritabilidade a vontade de matar passa!)
A falta de concentração é meu detector de contaminação cruzada. Gente... Eu fico zureta! Não consigo entender o que as pessoas falam comigo, não consigo concentrar pra trabalhar, não consigo fazer nada sem anotar tudo o que preciso fazer e que fiz.
No caso da fadiga cronica, foi a ultima manifestação que apareceu. É a pior das coisas... Eu juro que não ligo pelo fato de ter DC, algumas vezes fico chateada com a falta de sensibilidade das pessoas não so comigo, mas com qualquer um que tenha alguma restrição alimentar, a falta de cuidado e carinho. Mas essa tal dessa fadiga... Meu amor... Não dá pra viver com ela! Eu fico completamente cansada, invalida, exausta. Posso dormir e descansar dias, horas sem parar e continuo sempre cansada.

- Carol! Todo mundo que tem doença celíaca tem essas coisas? Não! Algumas pessoas tem, outras não, outras ainda tem diversas manifestações que não são essas.

- Você tem esses problemas todos os dias? Não! A fadiga é a unica que me acompanha sempre, mas com alimentação e suplementação ela não me incomoda. Os outros sintomas aparecem quando me contamino.

- Você cuida da contaminação cruzada? Eu faço o possível pra cuidar. Na minha casa praticamente não tem problemas com glúten e eles ficam separados na despensa. Quando fazem algo com glúten eu sou avisada e lavo a panela de novo rsrsrs...

- Na sua casa existem duas dietas? SIM! Sempre existiram! Minha mãe fez a opção por ter as duas dietas em casa justamente pra eu aprender em casa o que eu podia comer pra não comer errado na rua. Foi difícil? FOI! Foi impossível? NÃO! Algumas pessoas podem achar isso um absurdo? SIM! E sinceramente? Não me importo. Existem riscos sim, mas eu sempre tive exposta à eles e não tive nenhuma sequela na saúde em relação à isso. Eu ja consumi glúten sim (como contei nos primeiros posts do blog) sabendo que eu não podia e assumindo os riscos que isso podia trazer à minha saúde. HOJE, não consumo nada com glúten e evito ao máximo a contaminação cruzada. Mas não sou hipócrita ou mentirosa de falar que nunca comi. Eu me cuido e muito, faço exames anuais de controle de tudo o que vocês podem imaginar e sei que, graças a Deus, não tenho nenhuma sequela da minha rebeldia adolescente.

- E quando você tiver filhos? Quando eu casar, por opção do meu noivo, em nossa casa não vai ter nenhum produto com glúten, com exceção da cervejinha dele. rsrsrs... Vou fazer todos os exames para detecção da DC e caso eles não tenham,vão consumir sim produtos que eu não posso comer. Acho que o maior principio da convivência em sociedade é saber lidar e conviver com as diferenças. E isso eu pretendo passar pros meus filhos. Se quiserem comer uma pizza eles vão a uma pizzaria e comem! Mas em casa, vão ter pizza sem glúten e sem lactose. Querem comer pão de sal? Compraremos pão! Mas sempre vai ter a opção sem glúten na despensa. 

Gente... Acho que me empolguei hoje ne? Mas como eu sempre recebo muitas perguntas e questionamentos aproveitei o post e ja respondi algumas.

Quero deixar bem claro que tudo o que falei aqui é minha opinião, minha vivência e o que eu pretendo seguir. Se você acha que isso não funciona na sua casa, que você não pode ou não concorda com qualquer um dos itens acima esteja a vontade para discordar e não fazer igual.


Imagem retirada da internet


Tenham todas uma semana abençoada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário