terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Receitinha da mamãe

A muitos anos que minha mãe não tem tempo pra cozinhar durante a semana, por isso os finais de semana em casa e com comida dela são sempre maravilhosos.
Ela sempre se esforçou ao máximo com receitas que eu podia, adaptando e fazendo de tudo pra que eu tivesse uma alimentação "normal".
A receita de hoje é dela, mas foi feita por mim em terras pernambucanas. Como de costume ja cheguei aqui e fui cozinhando pro meu namorado, Como tinha carne moída pronta na geladeira logo olhei e pensei: panqueca!!

Ingredientes:
1 xícara de chá de maisena
1 xícara de chá de leite
1 ovo
¹/² xícara de chá de óleo
sal a gosto

Recheio:
500g carne moída
1 tomate maduro
¹/² lata de milho verde
¹/² cebola
coentro a gosto
cebolinha a gosto

Molho branco:
2 caixinhas de creme de leite
2 colheres de sopa de manteiga
Queijo ralado a gosto
Tempero a gosto

Para montagem do prato:
Molho pronto à gosto
Mussarela ralada a gosto
Orégano a gosto

Modo de preparo:

Molho branco: Coloque a manteiga em uma panela com fogo médio. Quando começar a derreter coloque o tempero e deixe dourar. Junte o conteúdo das duas caixinhas de creme de leite e vá mexendo ate engrossar. Misture o queijo ralado e deixe ferver. Caso fique muito liquido engrossar com uma colher de maisena dissolvida em ¹/² xícara de leite.

Recheio:
Refogue a carne moída em um pouco de azeite. Junte a cebola e o tomate ate a cebola ficar transparente. Junte o milho, o coentro e a cebolinha. Caso necessário adicione sal.

Panquecas:
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Se ficar muito liquido coloque um pouco mais de maisena.
Em uma frigideira anti aderente coloque um fiozinho de óleo ou unte a frigideira com um pincel.
Coloque uma concha da massa e espalhe em todo o fundo da panela fazendo círculos com a mesma. Deixe em fogo médio ate começar a dourar as beiradas da massa. Quando começar a se soltar vire a massa e deixe dourar.
Retire e coloque em uma superfície reta. Coloque 2 colheres do recheio na ponta da panqueca e enrole.
No fundo de um refratário coloque o molho branco. À medida em que for enrolando as panquecas coloque-as lado a lado no refratário. Cubra com o molho de tomate e a mussarela e leve ao forno ate ela derreter. Salpique orégano e sirva.

2 comentários:

  1. Oi, Maria Carolina! :)
    Não conhecia teu blog, mas de cara já adoreiii as receitas e tu é muito engraçada hehe eu não sou celíaca, mas quando como glúten tenho dores horríveis no intestino, então evito sempre! Fazia sempre panqueca colocando farinha de arroz, mas vou testar essa tua!!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!! Muito obrigada pelo recadinho!!
    Testa essa receita ai que é ótima e me conta como foi!!!
    Beijão!!

    ResponderExcluir