segunda-feira, 22 de outubro de 2012

As pessoas não tem culpa por não saber!

Achei um tanto quanto curioso uma celíaca se irritar profundamente com um garçom por ele achar que o crouton era só um pãozinho de nada.
Será que alguma vez na vida aquele senhor ouviu falar em Doença Celíaca? Será que ele sabe o que é glúten?
Na maioria das vezes a resposta pra essas perguntas será simplesmente NÃO.
Assim como vários celíacos nunca haviam ouvido falar antes de serem diagnosticados as pessoas são muito leigas nesse assunto.
Na minha família nunca haviam ouvido e nem sabiam que podia existir algo do gênero.
Então as pessoas devem ter muito cuidado ao julgar as pessoas normais por não terem um minimo de esclarecimento sobre a intolerância ao glúten ou qualquer outra intolerância.
Creio que o dever dos celíacos não é julgar, culpar ou crucificar um garçom, atendente de padaria, balconista de lanchonete por não saber do que se trata o seu problema o nosso dever como celíacos é DIVULGAR, INFORMAR E CONSCIENTIZAR as pessoas a respeito da Doença Celíaca e as suas restrições.
Acho muito mais válido um oficio da ACELBRA pedindo que CDL, Sindicato de lojistas e estabelecimentos relativos a alimentação e afins recebam uma cartilha não só sobre a doença celíaca e sim sobre algumas outras intolerâncias para que as pessoas saibam e se informem que existe esse tipo de problema, o que fazer para não ocorrer contaminação, e órgãos que  podem ser acionados em caso de duvidas sobre tal.
As pessoas não tem culpa de não saber sobre a Doença Celíaca (lembrem-se que estou falando de pessoas comuns e não médicos)!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário