quarta-feira, 12 de março de 2014

Contaminação cruzada: que bicho é esse??

Decidi tratar desse assunto tão comum para portadores de DC e outras intolerâncias porque ainda é algo que a maioria das pessoas tem duvidas e/ou não fazem ideia do que se trata.

Por definição "A contaminação cruzada é uma transferência de micróbios patogênicos (causadores de doença) de um alimento contaminado (normalmente cru) para outro alimento, diretamente ou indiretamente. "; ou seja, no contato diretos de alimentos como temperando um molho com caldo de frango que contenha glúten, ou quando utilizamos a mesma vasilha pra servir alimentos com e sem glúten.

Os utensílios de cozinha como panelas, garfos, facas, liquidificadores devem ser muito bem limpos e esterilizados quando não existe a possibilidade de se ter duas opções em casa, uma para os celíacos/intolerantes e outro para os "normais". Não que eu não seja uma pessoa normal... Mas continuando...




No caso de uma festinha em casa onde existem produtos de todas as maneiras não adianta desesperar. Sempre peço calma às pessoas pq o fato de ter que tomar cuidado não deve gerar nenhum desconforto ou estresse.

Separe travessas para produtos sem glúten, assim como facas e peça que as pessoas não compartilhem as mesmas nos vários tipos de produtos. Pates, manteigas e afins o ideal seria serem servidas em varias vasilhas para que a pessoa não passe a mesma faca num pão francês e depois em uma torrada de arroz glúten free. Mas como isso não é viável em alguns casos a sugestão é divida em duas travessas e coloque uma perto dos sem glúten e outra perto das outras coisas.

Se possível divida a mesa em 2 pra que não haja nenhum tipo de contaminação. De um lado sem glúten e do outro com glúten.

O que eu acho mais importante é se preocupar em saber o que a pessoa não pode. Eu tenho problemas somente com o glúten, outras pessoas com glúten e lactose, outras ainda com glúten, lactose e ovo, e por ai vai. Esse tipo de informação é importante porque varias vezes a solução encontrada por uma tia minha muito querida (obrigada tia Carla!!) é uma tabua de frios. Mas descobertas recentes indicam a presença de leite em pó na maioria dos produtos embutidos, com isso se eu tivesse algum problema com lactose esse problema não seria resolvido.

Por ultimo uma dica que eu acho que vale pra toda e qualquer pessoa: SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE LEIA O ROTULO! O polvilho não tem glúten mas é embalado na mesma maquina que a farinha de trigo, ou seja?? Vai estar no rotulo a seguinte indicação: pode conter traços de glúten, e se vc leu este post mega confuso vai saber que ele esta contaminado e não poderá ser utilizado pra fazer algo pra um celíaco!

Espero ter ajudado de verdade... Sei que esta confuso meu texto, pra mim esse assunto é muitas vezes bem confuso, mas o intuito dele é só iniciar uma sequencia de informações pras famílias e amigos dos celíacos/intolerantes para que a convivência fora de casa não seja um sufoco ou sacrifício e sim momentos agradáveis e felizes!



Um comentário:

  1. Carol, adorei seu blog! Aprendi muito mesmo. Aqui em casa estamos diminuindo a ingestão de glúten, pq, pesquisando, vi que está relacionado a um monte de outras doenças. Eu nunca soube que não podia compartilhar vasilhames! Ah! uma outra informação que obtive recentemente foi sobre o glutamato monossódico, que está presente em realçadores de sabor, caldos tipo Knorr, Molhos, e por aí vai! Temos que fugir deles... Lá nos EUA já tem até restaurante colocando placa dizendo que não utiliza... vc ficou sabendo disso? Bjocas!

    ResponderExcluir